domingo, 15 de outubro de 2017

Estou voltando

Quando criei o blog eu estava em uma fase da minha vida na qual eu estava com mil coisas na cabeça e não conseguia organizar meus pensamentos direito. Era muito frustante ter tanto para falar e ninguém para ouvir, problema maior era que antes de terminar um simples pensamento eu já tinha outros cinco os quais dividiam a minha atenção. No fim eu não conseguia sequer acabar nenhum deles.

Tive então a ideia de pôr em textos minhas ideias e na medida em que outra coisa atravessava minha mente e me interrompia eu poderia anotar em algum lugar para desenvolve-la depois e assim poderia continuar com o assunto principal sem ter problemas de já ter esquecido onde eu tinha parado. Foi uma ótima solução para os meus problemas e eu pude organizar boa parte do que eu tinha na cabeça.

No inicio do processo de desenvolvimento do blog eu simplesmente contava boas historias que eu vivi e não pude contá-las por completo ao longo da minha vida pois não sabia manter a atenção dos amigos em uma conversa e nem sequer via o momento adequado de começar uma historia longa ou mesmo uma anedota. Então de inicio o blog era como um diário virtual ao qual eu escrevia para quem quisesse ler.

Mas ao longo de semanas eu via que poderia usar esse espaço para melhor desenvolver minhas ideias pois mesmos nas cronicas que eu escrevia eu percebi que tinha um sério problema em desenvolver minha fala, era como tentar juntar o que três pessoas estavam falando ao mesmo tempo. Foi graças a essa epifania que pude perceber que talvez o problema de não conseguir a atenção das pessoas ao meu redor fosse meu jeito de me expressar.

Então depois de relatar alguns fragmentos interessantes da minha vida eu passei a escrever sobre os meus pensamentos. E foi a partir desse ponto que eu percebi que havia grandes vantagens em se expressar por escrito. Antes que você emita a primeira palavra de uma frase você precisa saber o resto dela, no meu caso isso é diferente. Eu tenho a ideia geral do que eu preciso falar, mas não tenho a menor ideia de como vou passar essa ideia.

Não que eu seja idiota (pois não sou [eu acho]), mas as vezes a mensagem é tão grande que não sou capaz de desenvolve-la em uma frase apenas, as vezes nem mesmo em um parágrafo. E não consigo lembrar de um parágrafo inteiro, então eu começo a elaborar uma frase e na medida em que estou falando o meu cérebro vai criando as outras frases, porém eu começo a misturar o que eu estou falando com o que eu estou pensando por não conseguir fazer as duas coisas ao mesmo tempo (começo a duvidar sobre não ser idiota). No fim a frase sai estranha e a mensagem acaba não fazendo o menor sentido.

Eu percebi essa confusão de ideias com mais intensidade quando comecei a escrever. Quando eu acabava um texto e ia revisa-lo eu percebia muitos erros como tempos verbais misturados, o inicio da frase não seguir a logica do fim da frase, muitas palavras se repetindo e dando a impressão de estar em uma ciranda que dá voltas e voltas mas não chega a lugar nenhum. Todas as vezes eu tinha que refazer várias frases para que o trabalho final fosse compreensível da maneira mais suave o possível.

E pouco a pouco fui corrigindo grandes vícios de linguagem que eu tinha e ao longo das postagens também fui melhorando a minha habilidade de pôr meus pensamentos em ordem. Percebo hoje em dia que a melhor coisa que posso fazer em relação aos meus pensamentos complicados é fragmenta-los em ideias muito simples, tão simples que você pode descrevê-las em uma unica frase. Essa única frase as vezes fica um pouco longa mas já é um começo.

Pode parecer estranho mas minhas ideias prosseguiam em saltos ao invés de andar. Como em problemas matemáticos.

"x - 3 = 6 x 5"

Isso na minha cabeça é "x = 33" e eu nem preciso pensar muito. Mas se eu der um resultado desse jeito muitas pessoas não vão compreender e eu me enrolaria um bocado para explicar. Então fui aprendendo aos poucos a repassar apenas uma ideia simples por vez de uma maneira em que no final qualquer pessoa pudesse me compreender.

Eu ainda não estou lá, mas já percorri um bom caminho em direção ao meu destino.

Eu também melhorei muito a minha grafia, sintaxe, lógica e outras habilidades através das postagens que eu criava. A cada novo tópico que eu produzia eu tinha novas ideias as quais eu queria elaborar e desenvolver e isso estava virando uma bola de neve ao ponto que eu tinha um arquivo de texto com todas elas anotadas. Uma coisa eu tinha certeza, não me faltaria assunto para escrever.

Tinha até esse sentimento crescendo dentro de mim que se eu criasse material demais eu criaria um livro. Não que eu tivesse certeza que ele iria fazer sucesso, não tinha sequer ideia se alguém iria querer ler ele. Mas era algo que eu queria para mim, algo que eu pudesse guardar em um armário e depois de duas década ou três eu o encontrasse por acaso em um dia que eu não estaria fazendo nada e folhearia suas páginas enquanto um sentimento de nostalgia cresceria dentro de mim.

Eu então prepararia uma bebida quente, talvez uns biscoitos também, e me sentaria em um poltrona e apreciaria a leitura. Não teria orgulho do que eu escrevi, não teria vergonha tão pouco. Seria apenas um momento em que eu, um homem maduro em seus quarenta ou cinquenta anos, voltaria de volta ao passado em uma época da minha vida em que todas as coisas, apesar de simples, pareciam tão complicadas. Eu daria uma boa olhada no livro, talvez eu o devorasse em uma leitura prolongada ou simplesmente acabaria algumas cronicas e o fecharia, e poderia então relembrar como eu era.

E nesse dia estariam duas versões minhas nessa mesma sala, um jovem Eu sendo observado atentamente por um Eu mais velho. E o real motivo desse livro séria chegar nesse momento, eu gostaria muito de saber o que eu pensaria nessa hora. Estaria eu feliz com o jeito em que eu envelheci? Estaria eu pensando no que poderia ter feito de diferente? Ou simplesmente balançaria a cabeça em sinal de aprovação.

Mas chegou um tempo em que eu tinha muito a fazer e pouco tempo para tanto. Tive que priorizar coisas importantes na minha vida como estudos, trabalho e família. Logo as minhas postagem ficaram mais parcas enquanto eu demorava mais e mais para achar um tempo para me sentar e escrever. Principalmente se você considerar que demora umas boas horas para fazer um tópico.

No fim ainda tentei escrever pequenos pedaços de ideias ao longo de semanas para que no fim do mês eu pudesse fazer uma postagem inteira mas isso não estava dando certo. Eu perdia o foco quando tinha que recomeçar aquilo que eu tinha iniciado uma semana antes.

Triste foi o dia em que percebi que não pudia fazer muita coisa senão abaixar a cabeça e parar de escrever de vez. Sempre me veio horas em que eu quis recomeçar, mas por algo aqui e ali eu acabava desistindo no meio do caminho. Não que eu não tivesse mais tempo sobrando, mas simplesmente porque eu sábia o trabalho que dá manter um blog e eu não conseguiria manter a qualidade do meu trabalho pois apesar de ter um pouco mais tempo me faltava afinco.

Enfim, cheguei em um ponto da minha vida em que eu preciso tentar me organizar e cumprir meus objetivos. Não tenho tempo de sobra ainda, mas tenho certeza que posso administrar o tempo que tenho e conseguir manter essa minha pequena caixa de ideias. Esse tópico foi apenas para atualizar quem lia o blog e sofreu com o seu fechamento. Saibam que vocês tiveram um peso muito grande na minha decisão de voltar a escrever.

Apesar de saber que vocês provavelmente não vão voltar a ler por aqui já que se passaram uns bons anos desde a minha ultima postagem eu queria continuar o que eu comecei com o intuito de que talvez outras pessoas se interessarem pela minha escrita como vocês um dia demonstraram interesse. O futuro é incerto, então quem sabe eu não veja vocês de novo por aqui algum dia.

Para aqueles que liam eu queria agradecer. Para aqueles que estão lendo agora eu queria dar boas vindas. E para todos, novos leitores e antigos, eu queria dizer que eu estou voltando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário