domingo, 5 de novembro de 2017

O Crime

Boa noite a todos, eu não estava brincando quando disse que ia ser um pouco difícil de arranjar um tempo para manter o blog ativo. Mais de três semanas de inatividade. Mas aqui estou para mais um post. Hoje falarei sobre o crime, na verdade eu queria falar um pouco de politica mas com o desenrolar das ideias acabei tendo que mudar o nome do tópico pois ambos os assuntos interagem bastante.

Não que eu queira discutir a situação atual da política brasileira, ou que partido está certo ou errado, ou se as coisas vão melhorar ou não. O que eu posto aqui no blog são ideias gerais que não procuram tomar um lado em uma briga, mas sim ver as características de cada lado e gerar o máximo de sabedoria que puder dessa situação.

Quando jovem eu não entendia muito sobre politicagem e acreditava ser algo que só deveriam participar os interessados no assunto. Concordava que o obrigatório era uma necessidade já que caso contrário quase ninguém votaria. Mas com o passar do tempo percebi que todos deveriam entender mais sobre esse assunto, inclusive acho que o mesmo deva ser ensinado nas escolas.

Poucos sabem o papel que cada cargo politico exerce, na verdade poucos sabem o nome dos cargos políticos e quantas pessoas devem ter em cada um. Esse é um dos motivos para levar esse conhecimento para todos como uma obrigação e não deixar que cada um se interesse por conta própria.

Poucos gostam de ir para a escola e mais da metade daqueles que falam o contrário gostam apenas da companhia dos amigos que só se encontram lá. Quase ninguém gosta de aprender. Até mesmo aqueles que já aprenderam muito e continuam aprendendo. Eu posso garantir que existem muitas razões para tanto.

Aprender algo novo exige muito esforço mental e físico. Uma simples receita de bolo pode se tornar algo frustante quando se está aprendendo, mesmo que você já tenha feito uma dezena de outros bolos diferentes toda vez que você faz uma receita nova existem sempre certos detalhes que podem fazer o bolo não sair muito gostoso: fôrmas de bolo diferente da receita, qualidade dos ingredientes, instrumentos de medição imprecisos (até mesmo as colheres fabricadas em uma mesma empresa tem tamanhos diferentes de um modelo para outro fazendo com que medir uma colher de fermento com precisão seja um belo desafio).

Por isso muitas das vezes em que se está aprendendo algo novo não importa se o assunto é parecido, ainda assim você tem sua quota de estresse. Imagine se o assunto a aprender é algo totalmente novo e complicado como todo o sistema politico de um país? Por isso afirmo que pequena é a fração de pessoas que gostam de aprender algo novo. Essas poucas pessoas simplesmente sabem que é gratificante depois que se aprende, mas compreendem que o processo é árduo e se preparam física e mentalmente antes de começar e não desistem até o final.

Mas qual a necessidade de se aprender politica? Posso dizer que o problema não é a politica e sim o politico. Dizer que existem criminosos na politica não é algo novo, mas o que se dever ter em mente é que existem criminosos em todos os lugares.

O comerciante que não paga impostos é um criminoso, ele está dificultando a vida de quem os paga e do cidadão que usufruiria desses impostos. A criança que não segue as regras de um jogo é uma criminosa, ela provavelmente não irá pra cadeia por espiar onde as pessoas estão se escondendo no esconde-esconde mas isso não deixa de ser um crime. No mundo animal também existe uma série de criminosos, como as cobras que roubam os ovos das aves ou os pássaros Cucos que jogam fora os ovos dos ninhos de outras aves e colocam os seus próprios no lugar para não ter o trabalho de criar os filhotes.

Mas você não pode dizer que os animais são criminosos pois eles não tem leis, ou como alguns dizem, o que impera é a Lei da Selva. Mas a sociedade humana criou várias leis com o intuito de conseguir conviver uns com os outros e na hora em que você nasce você é ensinado pouco a pouco sobre elas para que você compreenda o que é certo e errado aos olhos da sociedade. E toda vez que você quebra uma lei ou uma regra você se torna um criminoso.

Porém ainda não expliquei o porque de conhecer sobre a politica é tão importante. Como eu havia dito existem criminosos em todas as esferas de poderes, em todos os níveis sociais, em todas as faixa etárias (o criminoso mais jovem que existe deve ser a criança que desobedece os pais nos primeiros anos de vida). Porém em vários lugares onde um criminoso se instala ocorre dois fatores que impedem essa pessoa de causar um estrago muito grande.

O primeiro fator é a policia. Todo criminoso que viveu até hoje mais cedo ou mais tarde acabou pagando pelo seu crime. Concordo que existem crimes que nunca foram resolvidos, mas esses são a exceção e a cada dia que passa a ciência está evoluindo ao ponto de ficar cada vez mais difícil escapar de um crime, então logo se espera que um criminoso não vá conseguir praticar seus atos sem ser impedido.

Mas existem certos crimes que ficam impunes na sociedade. Como o caso da criança trapaceira. Nesses casos entra o segundo fator, que é a punição dada pela sociedade. Quando você encontra um trapaceiro em um jogo não demora muito para o mesmo ser reprendido pelo crime ou mesmo expulso da brincadeira. Esse tipo de crime é repreendido pela própria sociedade sem a necessidade do auxilio da policia.

Mas o que torna o politico diferente desses casos? Porque existe concorrência para todas essas esferas que eu falei antes. Se um comerciante pratica preços abusivos você não precisa se dar ao trabalho de ir na policia, você vai no comercio mais próximo. Se a maior parte das crianças estão roubando nos jogos você pode fazer novos amigos mais honestos. Se existe policia corrupta você pode despedir eles e em pouco tempo você contrata uma centena de policiais novos. Só que o mesmo não acontece na politica.

Em primeiro lugar existem poucos cargos na politica, não tenho os números exatos mas posso estimar que são menos de dez mil políticos que regem o Brasil. E os cargos mais importantes como presidente, governadores e chefes dos poderes chegam a ser menos de cem. Então posso dizer que um pais de mais de duzentos milhões de habitantes é controlado por menos de cem pessoas.

Em segundo lugar cada uma dessas pessoas foram eleitas pelo povo para ficar uma media de quatro anos no cargo, ou seja são quatro anos para fazer uma boa quantidade de crimes antes de sair. Mas há quem diga que todos estão sujeitos a serem punidos se cometerem um crime não importando o cargo ou nível social, mas isso é um caso a parte com os políticos.

Um criminoso tem que invadir uma casa para rouba-la, ele precisa abordar as pessoas para tirar-lhes os dinheiro, precisa carregar armas para ter maior sucesso, precisa ser ameaçador para assustar as pessoas, precisa trazer para o país substancias altamente nocivas para a saúde para depois vende-las nas ruas onde pode ser abordado pela policia e ter toda a sua mercadoria apreendida e destruída. Mas o político age de um jeito totalmente diferente do bandido comum, por isso é difícil diferenciar um político honesto de um criminoso.

Tanto o honesto como o criminoso se vestem elegantemente com ternos e roupas sociais, falam com a intenção de agradar a quem está ouvindo, não portam armas, não invadem casas, não ameaçam a sua vida em nenhum momento. Isso tudo porque o politico precisa do cidadão comum para virar um criminoso. É o cidadão que dá o dinheiro na mão do politico por meios de seus impostos e como o criminoso tem uma aparência tão zelada e já está com o objeto do crime nas mãos fica muito fácil desaparecer com esses valores e ao mesmo tempo dizer que gastou tudo em hospitais, escolas e projetos que beneficiam o cidadão.

E mesmo que você suspeite que determinada pessoa é desonesta você não pode simplesmente prendê-lo pois existe um tratamento especial para aqueles que fazem parte do controle do país. Muitas vezes eles são julgados apenas quando o mandato já terminou, depois de vários anos ou décadas. E você só pode julga-los de acordo com as leis, mas não devemos esquecer que está nas mãos deles a criação e mudança dessas leis.

Os únicos que podem verdadeiramente trazer justiça para eles é a população brasileira. Mas para tanto a mesma precisa saber como funciona a política no Brasil e acompanhar todos os eventos ligados a mesma.

Infelizmente eu não queria adentrar tanto no assunto da politica, mas no fim o post já está ficando longo demais para continuar sobre "O Crime". E ficaria desconexo com várias partes do texto para mudar o titulo para "A Politica", então terminarei por aqui e pensarei em um titulo melhor para a próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário