terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Atual relação Homem x Mulher

Olá a todos,

Primeiramente eu gostaria de me desculpar por andar um pouco sumido por aqui, é que eu tive que resolver alguns problemas...

Mas isso não importa agora. Esse tópico começou a ser criado já algumas semanas atrás, quando eu estava no chat conversando com uns amigos e acabei colocando lá umas palavrinhas com a minha opinião sobre como anda a relação entre os homens e as mulheres atualmente. Só que devido aos problemas que eu encontrei anteriormente eu acabei por não postar na integra os meus pensamentos (eu digo na integra porque se eu fosse escrever tudo o que me veio à cabeça naquele momento a tela do chat seria coberta por um texto que não daria para ser lido de jeito nenhum pelos participantes do chat...). Porém um amigo meu acabou postando no tópico algumas semanas atrás e eu percebi que ele ainda estava interessado em ler o que eu havia para escrever, então hoje mesmo (dia em que eu comecei a escrever esse tópico porque eu estou normalmente levando mais de um dia para finalizar os meus pensamentos...) uma amiga minha fez um comentário sobre esse assunto e eu acabei me lembrando do chat e desse meu amigo... Me deu uma saudade tão grande de voltar a escrever que eu acabei deixando um pouco os meus problemas de lado e reservei um tempinho para ficar aqui na frente do computador e escrever algumas linhas que sejam...

A minha amiga estava falando que na opinião dela os homens deveriam ser todos gays... ela estava me falando sobre um amigo dela que é gay e que ele está namorando outro cara. Ela dizia que esse amigo dela estava tão apaixonado que já estava pensando em morar junto do amor dele, ele disse que o namorado dele saia de manhã cedo para trabalhar e que depois de umas horas ele voltava (todos os dias) para ficar com ele pelo pouco tempo de folga que ele tinha e voltava pro trabalho... Sinceramente eu achei essa relação um tanto... um tanto... fofa... no bom sentido...

Bem, vamos começar o tópico propriamente dito. Vamos começar falando dos homens, antigamente os homens (em sua maioria) construíram sociedades bem organizadas e estas chegaram a ser grandes metrópoles sendo que algumas sociedades chegaram a dominar grande parte do velho mundo. É claro que sempre existiram cidades onde esse sucesso não deu certo e acabaram por se arruinar com o passar de pouco tempo. O que existe de comum em grande parte dessas sociedades é que em sua maioria (quase sem exceção) a mulher ocupava um lugar de menor importância na escala social, na verdade em muitas dessas sociedades as mulheres eram tratadas de maneiras mais degradantes do que os prisioneiros de guerra.

E o que isso tem em relação ao tópico de hoje? Bem... em boa parte dessas sociedades os homens acabavam por ficarem mais “amigos” de outros homens... o que eu quero dizer é que em sociedades onde as mulheres não davam opinião nenhuma e os homens eram todos deuses tiranos que escolhiam o que queriam e não dava a mínima para o que os outros falavam, muitos deles acabam por admitir que era mais fácil ficar ao lado de outro homem do que de uma mulher que era obrigada a fazer o que ele queria... e sem reclamar.

Eu não estou estimulando os homens da sociedade atual (ao qual eu acho ser a que mais deu direitos as mulheres [graças às lutas que as mesmas fizeram ao logo de séculos]) a criarem uma sociedade machista e tirana que coloca as suas mulheres em uma pirâmide social onde elas são tratadas como escravas somente para que esses mesmos homens machistas possas se sentirem à vontade para optar por conviver com outro homem... até porque além de ser muito errado menosprezar um ser humano (no caso as mulheres) esse seria um motivo idiota para se criar uma nova sociedade...

Eu estou dizendo é que em algum ponto da escala evolutiva os homens e mulheres acabaram por se desentenderem e isso acabou chegando em um clima tão critico que se nada não for feito imediatamente a espécie humana não mais se reproduzirá por diversão...

Mas o que torna essa convivência tão difícil? Talvez homens e mulheres não devessem ficar juntos... Talvez os homens sejam realmente criaturas grosseiras que não entendem as mulheres... Talvez as mulheres que estejam erradas em querer modificar os homens para que eles sejam pessoas perfeitas aos seus olhos... Ou talvez nunca descubramos o que realmente está acontecendo...

Sabem, eu fiquei pensando um bom tempo para chegar a uma conclusão satisfatória. De acordo com ambos os lados dessa guerra (homens x mulheres) uma relação entre ambos os sexos é difícil porque nenhum dos lados entende o outro, ou seja, nem os homens compreendem a cabeça das mulheres como também as mulheres não entendem a cabeça dos homens. Mas isso é uma desculpa das mais esfarrapadas que eu já vi em toda a minha vida, para inicio de conversa eu gostaria de perguntar para qualquer pessoa que esteja lendo esse texto e que viva dizendo que “não entendo a cabeça dos/as homens/mulheres!” se você alguma vez já teve uma conversa com alguém do sexo oposto? E quando eu digo “conversa” eu estou me referindo a uma troca de informações onde todos os envolvidos dão e recebem dados de uma maneira cujo objetivo da conversa não seja movido por algum desses interesses: sexo, dinheiro, jóias, imóveis e veículos automotivos.

Eu gostaria que você, que não entende a cabeça do sexo oposto, tivesse uma conversa amigável com alguém do sexo oposto e que essa conversa não tivesse nenhum tipo de maldade como querer fazer sexo e/ou adquirir riquezas dessa pessoa. Fale sobre qualquer coisa, acontecimentos do cotidiano, opinião política, coisas interessantes a se fazer no final de semana, pratos favoritos, lugares que gostaria de ir e outros assuntos do gênero, pode-se até falar sobre o tempo... e do jeito que o mesmo anda maluco com todos esses tornados, tempestades, enchentes, terremotos falar sobre o tempo acabou por se tornar um assunto muito interessante para se iniciar uma boa conversa. Com o passar do tempo a primeira coisa que você irá perceber é que o rumo da conversa sempre diverge de acordo com o assunto. Se você fala sobre carros eles falam de desempenho e elas falam de design, se você fala sobre o final de semana eles falam de futebol, churrasco e televisão e elas falam de shopping, sair com as amigas e mesmo o tempo é um assunto que geraria divergências porque enquanto eles falariam o quão mais destrutivo um tornado é em relação a um tsunami elas iriam comentar sobre as pessoas que elas viram sofrendo por causa de uma desgraça dessas. É claro que homens podem também falar sobre design, shopping e pessoas sofrendo como as mulheres também podem fazer o mesmo, mas o que deve ser notado aqui é que homens e mulheres pensam de maneiras diferentes.

Tenho certeza que todos (ou pelo menos a maioria) já sabia que as mulheres/homens pensam diferente dos homens/mulheres... Na verdade isso é uma das coisas em que ambos concordam. Mas aí é que vem a minha dúvida, se a maioria já sabia que o sexo oposto pensa de uma maneira diferente então porque todos tentam averiguar uma situação pela lógica errada? Deixem-me eu me explicar, se um homem se reúne com outros homens, todos entre 10 e 90 anos, para assistir a um jogo de futebol, bebendo, torcendo, falando palavras de baixo calão direcionadas para todos que estejam no jogo (jogadores pernas de pau, goleiros mãos furadas, juízes ladrões, torcedores que geram violência, policiais que vem apaziguar a violência gerada pelos torcedores... sobra até mesmo pro vendedor de pipoca [sabe como é... você está lá com aquela vontade doída de comer pipoca e nunca tem um vendedor de pipoca por perto, batata frita então nem se fala...]) e não existe mulher no mundo (pelo menos a maioria das que eu conheça) que já não tenha se perguntado “o que é que os homens conseguem ver de divertido nessa zona toda?”. Mas como eu disse anteriormente homens e mulheres pensam de maneiras diferentes e é exatamente por isso que a maioria das mulheres não consegue ver a diversão que está atrás de um jogo de futebol... embora eu vá precisar usar outro exemplo porque eu, diferente da maioria dos homens, não gosto de futebol. Eu gosto de jogar futebol com os amigos no fim de semana, mas ver pela TV não tem a mesma graça.

Vamos pegar as lutas de boxe então, eu não tenho certeza se as mulheres gostam ou não (já que não é costumeiro encontrar lutas de boxe em canais da TV aberta e também porque não são tão cultuadas como em outros países como os Estados Unidos). Mas vamos criar a situação de que seja parecido como no caso do futebol, onde homens amam e as mulheres não gostam (mais pela algazarra feita pelos homens do que pelo esporte em si). Como na situação anterior as mulheres, em sua maioria, não entenderiam o que um bando de homens de varias faixas etárias, credos e religiões vêem de tão divertido em dois homens se espancando... bem, eu não sou um fã de boxe e nem assisti muitas lutas, mas tenho certeza de que a graça é justamente ver dois homens se espancando. Na verdade existe a grande possibilidade de que a graça esteja em ver um cara apanhando, já que é mais divertido ver alguém levando a pior. Tanto essa afirmação é verdade que não existe uma boa piada sem alguém sofrendo algum tipo de dor, vejam comigo: as melhores “Cacetadas do Faustão” não são as que têm um bebê fazendo meiguices ou um cão que come uma salsicha que colocaram em cima do focinho dele, são aquelas em que três imbecis caem ao mesmo tempo de pernas abertas em cima de um tronco daquelas sequóias milenares... Toda piada de português tem sua graça devido à comicidade de rir da burrice alheia, as piadas de político normalmente envolvem homens corruptos indo pro inferno, as piadas de corno então nem se fala. Enfim, para a maior parte do sexo masculino ver alguém sofrendo é divertido, então se torna compreensível ver uma luta onde alguém apanha, na verdade como o boxe é um esporte onde é preciso ter um peso parecido para se combater, os dois lutadores acabam por ter chances parecidas tornando-se um esporte onde DOIS apanham o que acaba por gerar o dobro do divertimento inicial.

Mas aí é que é o engraçado, eu acredito que se as mulheres assistissem um pouco daquilo que os homens gostam (futebol, boxe, basquete) elas iriam gostar também. Toda mulher também ri quando a sua melhor amiga escorrega de cima daquele salto alto que ela acabou de comprar, toda mulher também acha engraçado quando alguém paga um bom mico no meio de uma multidão, então não seria tão incomum assim ver uma mulher que goste de boxe ou de filmes de kung-fu. E quanto ao futebol tenho certeza que todo o preconceito por parte do sexo feminino está embasado na algazarra que a maioria dos homens fazem quanto estão assistindo a esses jogos, tanto é verdade que a cada dia que passa se torna mais comum ver mulheres assistindo aos jogos da arquibancada. Ou seja, eu não acredito que ninguém pagaria para ver algo que não gosta, por isso eu posso afirmar que vários passatempos ditos como predominantes dos homens podem ser muito apreciados pela a maioria das mulheres, é claro que sempre haverão exceções em ambos os sexos.

Do mesmo jeito a maioria dos homens não entende o que uma mulher ver de tão divertido em gastar horas em um shopping batendo perna para ver todas as roupas de todas as lojas e ainda por cima depois de catalogá-las voltar de novo na metade das lojas para olhar novamente as peças mais bonitas para no fim do dia não comprar absolutamente nada e ainda achar que foi um dia produtivo. E elas ainda olham as bijuterias, sapatos, brincos, anéis, colares, acessórios e outros. Bem, eu, diferente da maioria dos homens, gosto de bater perna no shopping olhando as roupas masculinas, a diferença é que eu só faço isso quando realmente preciso de uma roupa e já vou com a intenção de comprá-las sabendo exatamente o que eu quero e o que mais combina com a minha aparência e depois de combinar todos esses fatores juntamente com o preço e qualidade do material eu saio do shopping gastando o menor tempo e dinheiro o possível. Na verdade vai ser um pouco difícil explicar o sentimento que corre nas mulheres sobre esse tipo de coisa, mas irei tentar explicar. Pense em um shopping cheio de várias lojas, só que ao invés de roupas, jóias e acessórios esse shopping em especial fosse cheio de armas, acessórios de carros e eletrônicos. Imagine você podendo entrar em lojas que vendesses rifles, espingardas, metralhadoras, fuzis, facas de caça, espadas japonesas, estrelas ninjas (shurikens), sons automotivos que variam em cores, tamanhos, potências e a maioria deles tem aquelas telas em LCD que piscam luzes hipnóticas na medida em que o som é aumentado seguindo o ritmo da batida da música, pneus e calotas de todos os tipos e marcas nacionais e internacionais, carros importados de marcas como Ferrari, Porshe, Audi e outras e todos esses carros fossem mostrados ao lado de belas modelos. Imagine um lugar assim e me diga se não valeria apena andar em cada loja para averiguar cada artigo e suas particularidades, durabilidade e preço. Mesmo que no fim do dia você não comprasse nada, eu tenho certeza que você consideraria esse dia como um dia produtivo que além de divertido foi muito estimulante. Bem, esse é o sentimento que uma mulher tem quando ela entra em diversas lojas.

Como vocês podem ver, homens e mulheres podem facilmente entender o que o outro está pensando e ainda por cima gostar de fazer coisas que o sexo oposto goste. Então nada mais sensato do que deixar de culpar a mentalidade diferente do sexo oposto como alvo de criticas. É muito comum para qualquer pessoa achar que está certa em determinado assunto e apenas ignorar a opinião alheia e bloquear a sua mente para a explicação dos outros envolvidos só porque são do sexo oposto. Isso normalmente acontece quando um casal briga, um não quer ouvir a explicação do outro por achar que ela não é digna de credito e/ou mesmo que a idéia da explicação seja boa a pessoa acaba por pensar que “não vai nem adiantar ouvir porque eu não consigo entender os/as homens/mulheres!”. O que acontece é que a pessoa não quer descobrir que está errada ou mesmo afirmar que errou (muitas das vezes alguém que sabe que está errada age com agressividade para que assim, através de violência [verbal ou às vezes física] possa terminar uma discussão tendo a falsa idéia de que se o seu rival não conseguir suportar a sua agressividade e desistir essa pessoa, a pessoa agressiva, estará certa). Muitos já devem ter visto uma criança querer um doce e acabar por chorar, se debater, fazer chantagens emocionais somente para ter esse doce e no fim os pais dessa criança acabam por dar o doce para ela para evitar o constrangimento, no fundo os pais da criança sabem que não é saudável dar doces em demasia para a criança, mas acabam cedendo. Porém a criança acaba crescendo com a mentalidade de que ela pode vencer qualquer discussão apenas por ser agressiva e escandalosa, o problema é que algumas dessas crianças acabam por crescer pensando que elas estão certas desde o inicio e que todos esses métodos (gritos, choro, agressão, escândalos) são apenas meios justos que ela deve utilizar para lutar por seu direito de estar certa. No fim em ambos os casos as crianças viram adultos com a mentalidade de crianças.

Sabendo disso, devemos procurar abrir as nossas mentes para um bom dialogo onde cada uma das partes dê de forma civilizada a sua opinião e que assim ambos possam chegar a um fim em uma contradição, onde o importante não é saber quem está certo ou errado e sim localizar o problema e descobrir meios para acabar com eles.

Bem, no inicio do tópico eu pensava em escrever sobre algo diferente e acabei fugindo do tema principal. Faz um bom tempo que eu deixei de escrever e ainda por cima estou trabalhando nesse texto faz umas duas semanas. Não é saudável para a minha cabeça puxar tanto pela memória para poder lembrar onde eu parei na escrita, por isso o texto pode parecer confuso e eu tenho que pedir desculpas se ele não saiu tão bom quanto eu queria, mas eu prometo que vou melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário